Fábrica/Depósito Suerdieck

Fachada principal da Fábrica. Foto: Luciana Guerra (2009).
Edifício na Rua dos Artistas:
Ocupação: O edifício original possui uma volumetria retangular, sem recortes. Posteriormente foram construídos anexos na parte posterior.
Quantidade de pavimentos: 1.
Cobertura: A cobertura do edifício original é em telha cerâmica e possui uma estrutura de tesouras em madeira, apoiadas em pilares de alvenaria. Os anexos possuem telha em fibrocimento.
Esquadrias: Em ferro e vidro com abertura bascular, algumas foram removidas e substituídas ou por alvenaria ou por combogós de cimento.
Cobertura: Telha cerâmica.
Estilo arquitetônico/ Elementos decorativos: A fachada do novo edifício foi inspirada na estética da primeira fábrica, com a platibanda formada por elementos escalonados, porém sem os retângulos em alto relevo. O topo da platibanda é marcado com um friso.
Edifício na esquina da Rua dos Artistas e Rua Maestro Irineu Sacramento:
Ocupação: Edifícios retangulares nas extremidades do terreno, com um pátio central descoberto.
Quantidade de pavimentos: 1
Esquadrias: Combogó em cimento ou cerâmica e portas metálicas.
Cobertura: não identificada.
Estilo arquitetônico/ Elementos decorativos: A fachada segue o mesmo estilo da fábrica da Rua dos Artistas, com a platibanda formada por elementos escalonados e finalizada com um friso.
Em 1° de agosto de 1936 foi inaugurada a primeira sede da Suerdieck em Cachoeira, em três edificações, de números 78, 80 e 82, localizadas na atual Rua Maestro Irineu Sacramento, antiga Rua da Feira. Posteriormente, incorporou os imóveis de números 84 e 86, realizando novas obras para adaptação dos edifícios entre 1943 e 1946. A empresa promoveu uma reforma uniformizando as fachadas, criando um mesmo desenho para as platibandas, removendo detalhes decorativos antigos e colocando novos frisos e igualando o modelo das esquadrias, transformando todos os edifícios em uma só edificação. Esta antiga fábrica não foi localizada. Encontrou-se apenas duas imagens da fachada, antes e após a reforma.
Posteriormente a fábrica foi transferida para um novo edifício situado na Rua dos Artistas, transversal da Rua Maestro Irineu Sacramento, não havendo uma data exata da mudança. O Boletim trimestral da empresa, de julho de 1951 comenta sobre a transferência da fábrica de Cachoeira para um “vasto e novo prédio”, para alcançar o objetivo de aumentar a produção. Provavelmente para o edifício na Rua dos Artistas.
Na esquina entre as rua Maestro Irineu Sacramento e a rua dos Artistas, foi localizado um segundo edifício da antiga empresa, que provavelmente funcionou como fábrica ou depósito. Trata-se de um edifício térreo, retangular, com um pátio central, e estética da fachada semelhante ao edifício da Rua dos Artistas. Não foram encontradas referências ao edifício nos documentos analisados.
Em 1962, a empresa desativou a fábrica de Cachoeira por dois anos por conta da crise que se abatia sobre o consumo de charutos. Os edifícios passaram a ser utilizados como depósitos de fumo para as fábricas de Maragogipe e Cruz das Almas e foram desativados completamente em 1966.
Na parte posterior foram construídos vários anexos, quando a fábrica ainda estava em funcionamento. Num deles estão localizados os sanitários feminino e masculino, provavelmente instalados ou reformados posteriormente.
O edifício desta fábrica se encontrava ocupado, em 2009, por um templo evangélico que não tinha efetuado maiores alterações. Nesta época existiam alguns equipamentos da antiga fábrica na parte interna.
CARVALHO, Hugo Adão de Bittencourt. Bahia Terra de todos os charutos. Postado em 24 jun. 2011. Disponível em <livrodoscharutos.blogspot.com.br>. Acesso em: 30 jun. 2012.
DOCUMENTOS da empresa Suerdieck. Suerdieck: 1892-1946. Salvador, 1946.
MOTA, Luciana Guerra Santos. Manufaturas de fumo do Recôncavo Baiano: vestígios de patrimônio industrial. Tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Salvador: PPG/AU/UFBA, 2014.
PORTO FILHO, Ubaldo Marques. Suerdieck: epopéia do gigante. 1892-1999. Salvador: Ubaldo Marques Porto Filho, 2003. Disponível em: < http://www.ubaldomarquesportofilho.com.br/upload/livro_suerdieck_epopeia.... Acesso em: 20 nov. 2013.
-
View the full image
Planta de situação das fábricas da Suerdieck. Fonte: Base cartográfica cedida pelo IPHAN.
-
View the full image
Primeira fábrica da Suerdieck em Cachoeira, situada à Rua Maestro Irineu Sacramento. Fonte: Porto Filho (2003).
-
View the full image
Fábrica Suerdieck na Rua Maestro Irineu Sacramento, após reforma. Fonte: Porto Filho (2003).
-
View the full image
Nova fábrica construída na Rua dos Artistas. Fonte: Porto Filho (2003).
-
View the full image
Fachada lateral esquerda da Fábrica na Rua dos Artistas. Foto: Luciana Guerra (2009).
-
View the full image
Vista interna da Fábrica na Rua dos Artistas. Foto: Luciana Guerra (2009).
-
View the full image
Equipamentos da Fábrica na Ruas dos Artistas. Foto: Luciana Guerra (2009).
-
View the full image
Anexos construídos no terreno posterior (Rua dos Artistas). Foto: Luciana Guerra (2009).
-
View the full image
Anexos construídos no terreno posterior (Rua dos Artistas). Foto: Luciana Guerra (2009).
-
View the full image
Fábrica ou depósito da Suerdieck localizado nas proximidades. À esquerda, fachada para a Rua Maestro Irineu Sacramento. À direita, fachada para a Rua dos Artistas. Foto: Luciana Guerra (2009).