Corrêa Ribeiro & Cia. / Armazéns Gerais da União S/A

Vista do edifício a partir da Rua Barão de Cotegipe. Fonte: Aline de Carvalho (2011)
Implantação: O edifício está localizado na Rua Barão de Cotegipe, na Calçada, num lote retangular que tem uma de suas laterais voltada para a Travessa Lucas Dantas e fundo do terreno limítrofe à praia do Cantagalo. O edifício foi muito alterado, o que dificulta o reconhecimento do edifício original. Através de informações encontradas, entende-se que se tratava de uma edificação térrea, com uma área sem construir na frente do lote, voltada para a Rua Barão de Cotegipe. Atualmente a edificação já ocupa todo o terreno.
Ocupação: O edifício foi bastante ampliado com o passar do tempo, adquirindo novos pavimentos (térreo mais três) e ocupando todo o lote, com exceção da área em frente à loja Extra Frio. A ampliação pode ser percebida na fachada da travessa devido à marquise e à diferença de coloração. Alguns vãos foram fechados nessa fachada.
Quantidade de pavimentos: 1 a 4
Estrutura: Ainda é possível observar alguns pilares de seção circular na fachada do edíficio.
Cobertura: A cobertura era dividida em seis telhados de duas águas com lanternins e uma fileira de pilares ao final de cada telhado, dando uma sensação de divisão do edifício em seis blocos, paralelos à Travessa Lucas Dantas. A parte mais recente do edifício apresenta uma grande cobertura em abóbada com oito volumes transversais que saltam a essa, cobertos com pequenas abóbadas.
Esquadrias: Cada um desses blocos que compunha a edificação apresentava 3 janelas na fachada voltada para o mar. O último bloco, na divisa do lote, era a garagem, seguida por uma área descoberta e uma área de banheiros masculino e feminino com acesso pelo interior do edifício. A fachada voltada para a Travessa Lucas Dantas apresentava uma sequência de portão e três janelas, que se repetia, terminando com um portão.
Estilo arquitetônico/Elementos decorativos: Com uma arquitetura simples, funcional e com pouco ornamentos, a modulação ainda é seguida, porém sua percepção é dificultosa devido à separação do bloco da garagem do resto do edifício. Podem ser observados cinco pilares na fachada (ao invés de seis), por esse motivo. Não foram encontradas referências sobre as intervenções posteriores a 1947.
A empresa foi fundada em 1926 com o objetivo empresarial de exportação de produtos primários, dentre os quais se destacaram cacau em bagas e café em grãos. Continua em atividade, com o nome de Corrêa Ribeiro S/A Comércio e Indústria, e apresenta um leque mais amplo de atividades (www.crci.com.br).
Informações retiradas do site da empresa: <http://www.crci.com.br/>. Acesso em 21 jun. 2012.
SALVADOR, Prefeitura Municipal. Atlas Parcial da Cidade do Salvador. Salvador, 1956.
-
View the full image
Implantação do edifício. Fonte: Google Earth (2012).
-
View the full image
Vista do edifício a partir da Travessa Lucas Dantas. Fonte: Aline de Carvalho (2012)
-
View the full image
Detalhe da cobertura do edifício vista a partir da Rua Barão de Cotegipe. Fonte: Aline de Carvalho (2012)
-
View the full image
Vista do muro do edifício e da guarita a partir da praia do Cantagalo. Fonte: Aline de Carvalho (2012)
-
View the full image
Vista do edifício a partir da Travessa Lucas Dantas. Fonte: Aline de Carvalho (2012)
-
View the full image
Vista do muro do edifício e do edifício a partir da praia. Fonte: Aline de Carvalho (2012)