Companhia de Navegação Bahiana

Vista do conjunto a partir da Rua dos Tamarindeiros da Penha. Fonte: Aline de Carvalho (2011).
Implantação: O conjunto foi implantado num lote de esquina, próximo ao largo da Ribeira. Tendo seu entorno composto por edificações residenciais e de prestação de serviço.
Ocupação: Os edifícios ocupam longitudinalmente todo o lote no qual estão inseridos.
Quantidade de pavimentos: 1 a 2.
Cobertura: Na Rua da Penha podem ser observadas duas fachadas que terminam em arco, porém apenas uma delas corresponde ao telhado em abóbada. A outra esconde os três telhados em duas águas. Nas fachadas da Rua dos Tamarindeiros da Penha esses telhados podem ser claramente observados.
Esquadrias: A primeira fachada da Rua da Penha (que esconde os três telhados) apresenta janelas três janelas de cada lado, três sobre o portão e mais uma a cada lado do portão. As janelas apresentam caixilhos metálicos e com vidro; apenas as janelas da direita encontram-se fechadas. A outra fachada em arco apresenta um portão e elementos vazados, alternados com áreas fechadas.Nas fachadas da Rua dos Tamarindeiros da Penha existe um portão de acesso metálico e janelas com elementos vazados. Na janela do pavimento superior do edifício central os elementos vazados foram cortados para a inserção de uma janela. As portas deste edifício e do outro à sua direita encontram-se fechadas (certamente com alvenaria de tijolos).
Estilo arquitetônico/Elementos decorativos: As fachadas estavam (em 2011) em estado precário, com a argamassa fissurada, permitindo o crescimento de vegetação e entrada de água. Encontravam-se também escurecidas, com pichações e propagandas políticas pintadas, principalmente nas fachadas da Rua da Penha. Não foram obtidas novas informações após a reforma.
Na área da marina da Companhia de Navegação Bahiana foi instalada a Marina da Penha, que foi a de maior capacidade durante as décadas de 1970 e 1980.
-
View the full image
Implantação da edificação. Fonte: Google Earth (2012)
-
View the full image
Vista do conjunto a partir da Rua dos Tamarindeiros da Penha. Fonte: Aline de Carvalho (2009)
-
View the full image
Vista do conjunto a partir da Rua da Penha. Fonte: Aline de Carvalho (2009)
-
View the full image
Vista do conjunto a partir da Rua da Penha. Fonte: Aline de Carvalho (2011)
-
View the full image
Vista do conjunto a partir do Largo da Ribeira. Fonte: Aline de Carvalho (2009)
-
View the full image
Vista do conjunto a partir do Largo da Ribeira. Fonte: Aline de Carvalho (2011)